Não importa se a cliente tem pelos mais escuros ou mais claros. Afinal, existem diferentes tons de pigmentos, dentre os tipos orgânicos e inorgânicos.
Além disso, o micropigmentador profissional deve considerar não só a cor dos fios da sobrancelha, mas também o tom de pele do cliente e a cor do cabelo. Desse jeito, o resultado ficará o mais natural possível.
O formato natural das sobrancelhas até pode ser um pouco modificado – mais arqueado, por exemplo. Contudo, é importante enfatizar que a alteração não deve ser muito brusca, modificando totalmente a expressão original da cliente.
Vale lembrar que cada rosto tem um formato e as sobrancelhas precisam estar harmonicamente alinhadas a esse formato de rosto e de olhos.
Em alguns casos de alopécia total das sobrancelhas, novos fios podem ser desenhados com o procedimento. Um bom profissional vai saber realizar o procedimento de forma que as sobrancelhas pareçam naturais, respeitando o formato dos fios que existiam anteriormente na região.
O procedimento pode ser feito em qualquer pessoa, até mesmo em gestantes, portadores de diabetes ou quem faz uso de remédios anticoagulantes. Mas, para isso, é necessário que o cliente tenha liberação médica.
Além disso, a técnica pode ser aplicada a qualquer tipo de pele (seca, mista e oleosa), mas vale verificar se o cliente tem algum tipo de alergia ao pigmento.
A micropigmentação é um procedimento com durabilidade de seis meses a dois anos. Durante esse tempo, não é preciso realizar retoques. Assim, o retoque só é feito no primeiro mês, após a cicatrização e conforme avaliação do profissional.
Aqueles pelinhos que nascem fora do desenho da micropigmentação não só podem como devem ser removidos. Essa é a forma de manter o desenho no formato ideal.
Nas primeiras 72 horas após a micropigmentação, as sobrancelhas ficam com uma coloração mais acentuada. Depois de alguns dias, a tonalidade vai clareando conforme a pele cicatriza. Depois de 30 dias, a cor já fica bem mais agradável esteticamente.
Enquanto a pele cicatriza, é preciso passar um hidratante para deixar a pele mais úmida, evitando o ressecamento. Afinal, é o ressecamento que pode comprometer a cicatrização, fazendo com a pele coce e a casquinha saia mais facilmente, o que afeta também a fixação do pigmento.
Depois de cicatrizada, pode-se usar um protetor solar sobre as sobrancelhas. Isso vai proteger a pele da radiação solar e fazer com que o pigmento desbote menos com o passar do tempo.